A travessia Atlântica de árvores sagradas: Estudos de paisagem e arqueologia em área de remanescente de quilombo em Vila Bela - MT (e a sua interface com a religiosidade Afro-Brasileira)
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v26i2.398Resumen
A pesquisa de mestrado de que trata esse resumo foi desenvolvida sob a orientação da professora Dra. Marta Heloísa Leuba Salum, e financiada com recursos do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford, da qual fui bolsista entre 2008 e 2011. A pesquisa empírica foi desenvolvida junto à comunidade remanescente de quilombo
do Boqueirão, em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, entre 2008 e 2011. Paralelamente ao levantamento no Boqueirão, realizamos pesquisas de campo em cinco comunidades de cultos afro-brasileiros, quatro na região metropolitana de São Paulo e uma na zona rural de Cuiabá. A dissertação teve como objetivo contribuir para o incremento dos estudos africanos e afro-brasileiros no campo da arqueologia, por meio do estudo de significação simbólica atribuída por afrodescendentes a elementos da paisagem – árvores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Patrícia Marinho de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.